Algumas pessoas encontram dificuldades para configurar o IIS e colocar suas aplicações para funcionar corretamente. Em meio aos diversos recursos acabam ficando perdidas e não fazem uma configuração adequada do servidor.  A intenção deste artigo é demonstrar como fazer uma configuração básica de uma aplicação web em um servidor IIS e deixa-la funcional.

Para quem não sabe como ativar o servidor IIS no Windows 7, pode acompanhar neste outro artigo um passo a passo bem simples para realizar esta etapa.

Antes de começarmos a ver de fato como efetuar a configuração, seguem abaixo alguns conceitos retirados do site do TechNet que serão fundamentais no processo de configuração:

No IIS 7, é possível criar sites, aplicativos e diretórios virtuais para compartilhar informações com usuários pela Internet, por uma intranet ou extranet. Sites, aplicativos e diretórios virtuais funcionam juntos em uma relação hierárquica, como os blocos de construção básicos para a hospedagem de conteúdo online.

Basicamente, um site contém um ou mais aplicativos, um aplicativo contém um ou mais diretórios virtuais e um diretório virtual é mapeado para um diretório físico em um servidor Web. Todos os três conceitos são descritos mais detalhadamente nas seções seguintes.

Site

Site é um contêiner de aplicativos, e é possível acessá-lo por meio de uma ou mais ligações exclusivas. Ligação a site é a combinação de um endereço IP, uma porta e os cabeçalhos adicionais do host em que HTTP.sys escuta solicitações feitas ao site.

Diretório Virtual

Diretório virtual é o nome de um diretório especificado por você no IIS e mapeado para um diretório físico em um servidor remoto ou local. O nome do diretório se torna parte do URL do aplicativo, e os usuários podem solicitar o URL a partir de um navegador da Web para acessar o conteúdo no diretório físico como, por exemplo, uma página da Web ou uma lista de diretórios e arquivos adicionais. Caso você especifique um nome para o diretório virtual diferente do diretório físico, é mais difícil para que os usuários descubram a estrutura de arquivos física real no servidor porque o URL não está mapeado para a raiz do site.

Em IIS 7, todos os aplicativos devem ter um diretório virtual, chamado de diretório virtual raiz, e que mapeia o aplicativo para o diretório físico com o conteúdo do aplicativo. No entanto, um aplicativo pode ter mais de um diretório virtual. Por exemplo, talvez você use um diretório virtual quando quiser que o aplicativo inclua imagens de outra localização no sistema de arquivos, mas você não quer mover os arquivos de imagem para o diretório físico mapeado para o diretório virtual raiz do aplicativo.

Aplicativo

Aplicativo é um software executado em um pool de aplicativos e que fornece conteúdo da Web, normalmente em HTML, a usuários pelo protocolo HTTP. Quando você cria um aplicativo, o nome do aplicativo se torna parte do URL do site que pode ser solicitado pelos usuários a partir de um navegador da Web.

No IIS 7, todos os sites devem ter um aplicativo, chamado de aplicativo raiz ou aplicativo padrão. No entanto, um site pode ter mais de um aplicativo. Por exemplo, talvez você tenha um site de comércio eletrônico com vários aplicativos como, por exemplo, um aplicativo de carrinho de compras que permite aos usuários reunirem itens durante a compra, e um aplicativo de logon, que permite aos usuários recuperarem informações salvas sobre o pagamento durante uma compra.

Com essas informações fica mais fácil pra começar a aprender a configurar o IIS.

O IIS já vem com um Site criado, com o nome de “Default Web Site”, caso sua intenção seja utilizar apenas um único sistema, alguns dos passos abaixo são desnecessários, pois já é possível dentro desse Site colocar os arquivos da publicação do seu projeto e executar o serviço.

Caso sua intenção seja ter mais de um serviço funcionando, como vários aplicativos independentes, será necessário seguir os passos abaixo para configurar os recursos necessários para isso.

1º Passo: Publicar a aplicação

Nesta etapa você deve publicar seu projetos e preparar os binários para serem usados na aplicação.

Ao ativar o IIS ele cria uma estrutura de pastas na raiz da unidade do sistema operacional, normalmente é a unidade “C”. Acesse a unidade em questão e procure pela pasta “inetpub”, entre na pasta e procure por outra pasta chamada “wwwroot”. Caso apenas um serviço vá ser disponibilizado, copie todos os arquivos da sua aplicação web para dentro da pasta “wwwroot”, porém, caso vários serviços precisem ser configurados, será preciso criar uma pasta para cada aplicativo, e os arquivos devem ser copiados para a pasta individual de cada um.

2º Passo: Abrir o gerenciador do IIS e observar os “Pools de Aplicativos”

Por padrão o IIS já vem com um Web Site criado e consequentemente um “Pool de aplicações” vinculado, e é este que usaremos no nosso aplicativo.

O site padrão vem configurado para usar a versão 2.0 do .NET Framework, caso esteja utilizando a versão 4.0 em seu projeto, configure o recurso como na imagem de exemplo abaixo:

Importante salientar que é preciso fazer a configuração do arquivo Web.Config de forma compatível com o definido na configuração, caso contrário a aplicação não irá funcionar. Ao criar uma aplicação no Microsoft Visual Studio, e selecionar o .NET 4.0 como framework do projeto, as informações da Web.Config já vem prontas para a publicação, exceto para as especificas, como as configurações de autorização e autenticação.

3º Passo: Adicionar o aplicativo ao Site

Como na imagem de exemplo abaixo deve-se ir até a aba “Conexões”, que fica localizada na lateral esquerda do gerenciador, e clicar com o botão direito sobre o “Default Web Site”, e em seguida clicar em “Adicionar Aplicativo”.

4º Passo : Definir as configurações iniciais do aplicativo

Após a etapa anterior uma tela como a da imagem abaixo irá aparecer, nela deve-se preencher o nome do aplicativo e o seu endereço físico.

5º Passo : Identificando o resultado

Confirmando a etapa anterior o aplicativo irá aparecer aninhado ao Site, como pode ser visto na imagem abaixo.

6º Passo : Testar a aplicação

Após todas as etapas anteriores os aplicativos estão prontos para serem testados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  1. Claudinei Cordiolli disse:

    Olá,

    Posso criar um Aplicativo no IIS7 local e apontar para uma pasta no servidor ou outro computador? Como fazer?

    Ótimo texto.

  2. Acredito que a resposta para sua pergunta esteja neste artigo da MSDN:

    http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/9d9ats98(v=vs.80).aspx

  3. Cara toda essa parte da aplicação no meu caso está OK, tudo 100%, o que estou tomando de erro e não sei o que pode ser, é o acesso ao banco de dados. Ele conecta ok com o bando de dados mas não recupera a informação de jeito nenhum. Porém rodando a mesma aplicação para desktop com os mesmo parâmetros tudo funciona perfeitamente bem. Já me disseram que tenho de configurar o usuario do IIS para acessar o banco, já olhei tudo e não consigo fazer essa joça funcionar, tem alguma documentação que possa indicar sobre o tema. Tipo problemas de acesso ao SQL SERVER via IIS 7? Desde já muito grato. Francisco

  4. Uillan Eduardo disse:

    Belo texto, muito instrutivo. Espero poder ler mais sobre Servidores IIS nesse blog. Até mais!